Escreví este texto há algum tempo, morando em um lugar onde era preciso levar o lixo até a lixeira apenas nos dias em que passava o lixeiro. Um ex-amigo resolveu que não levaria mais o lixo até a lixeira nos dias certos, e começou a dependurar os saquinhos na árvore que ficava bem no meio do terreno.
Dá pra imaginar a cena? Aquela bela árvore com seus galhos servindo para segurar os sacos de lixo... durante alguns dias. E não sei mas, certamente os ratos e baratas escalavam o caule da árvore para jantar durante a noite.
Tudo isto aconteceu porque aquele ex-amigo resolveu que não iria mais levar o lixo até a lixeira.
"A árvore representa a natureza. Dá sombra e protege a Terra do Sol. Refresca o meio-ambiente, equilibrando a temperatura e umidade do ar. Realiza o fenômeno da fotossíntese, que extrai o gás carbono da atmosfera, devolvendo oxigênio para respirarmos. A árvore também dá frutos que contém vitaminas e nutrientes indispensáveis à saúde do homem.
A lixeira é um receptáculo de tudo o que é desprezado pelo homem: roupas, restos de comida, utensílios e embalagens usadas, poeira, além de tudo o que pode ser considerado lixo.
A árvore é a representante do meio-ambiente na luta pela preservação da Terra.
O lixo é um grave problema criado pelos seres humanos. Um desafio a ser vencido pela sociedade consumista.
2 de março de 2007.