08 janeiro 2010

O QUE ENTRA NA SUA GELADEIRA?



1) Hortifruti & Temperos – alface, escarola, agrião, tomate, pepino, cenoura, alho picado, pimenta do reino, cebola, coentro; laranja, abacaxi, manga, melancia, kiwi, banana, pêra e frutas de época como morango e caqui.

2) Cereais & Grãos – arroz parbolizado, feijão de qualidade, farinha de mandioca, fubá mimoso, milho em conserva, bolachas...

3) Avelã, castanha do pará, azeite extra virgem, iogurtes diversos, de preferência com frutas, sorvete, gelatina como sobremesa junto com frutas, pudim de leite condensado, manjar, queijo branco, margarina...

4) Carnes vermelhas em bife ou cozida, filé de frango, hambúrguer (raramente, apenas para emergências ou aquela hora em que dá precisa cozinhar), carne de porco (evito, exceções à feijoada), lingüiça de vez em quando, só pra variar.

5) Ovos (não se deve guardar na porta da geladeira). Flans, iogurtes líquidos, sucos naturais, água de côco, refrigerantes apenas no fim de semana e diets, água mineral, cerveja em lata, vinhos, leite semi-desnatado.


Em matéria de saúde, o que vale mesmo é a reeducação alimentar. Reeducação necessária para todos pois, “herdamos” costumes alimentares de nossos ascendentes, tanto os positivos quanto os negativos.

É quase impossível rejeitar aquela receita caseira de pudim da mama, ou a lasanha de frango da sogra. O truque é equilibrar o que você ingere durante a semana e liberar apenas nos finais de semana. Tudo isso dependendo do seu estado de saúde, da sua pré-disposição para queimar calorias. Não há milagre, se vc não queimar o que consome, vai engordar.

Muitos ainda se prendem a dietas ditas “milagrosas”, dietas da moda. Se pensarmos que somos únicos e que cada organismo tem sua dinâmica própria, com um metabolismo que não pode ser contrariado, vamos chegar à conclusão que nenhuma dieta traz resultados permanentes, apenas temporários.

As fases da vida nos trazem experiência e bagagem para melhorar a qualidade de vida. É uma pena que deixemos para pensar nessas coisas tão tarde. Na verdade, todos sabem o que deve ser feito mas poucos tem a coragem de assumir um compromisso com seu corpo, cuidando da forma correta do passaporte da vida.

Experimente, meu caro leitor, antes de analisar seus hábitos, descrever em cada uma das categorias de alimentos, aqueles que realmente fazem parte da sua mesa. Você vai se surpreender e talvez reconhecer que chegou a hora de fazer alguma coisa, tomar uma atitude (bem gelada...rs) em direção ao equilíbrio de mente (pensamentos positivos, espírito altivo) e corpo (alimentos saudáveis e exercícios físicos).